Argentina: La Pampa recebe até 600mm de chuvas e sofre danos na soja pronta para colher e no gado

Publicado em 05/04/2017 09:41

Os produtores do norte da província de La Pampa, na Argentina, enfrentam um verdadeiro desastre. Em seis dias, caíram até 600mm em várias localidades, marca que representa praticamente tudo o que chove dentro de um ano, enquanto na maior parte do centro-norte da província as chuvas superaram os 300mm.

As chuvas começaram na última terça-feira (28) e não pararam até o meio-dia de domingo (2). Os produtores contam que houve fortes perdas para a soja plantada que já havia concluído seu ciclo, pronta para a colheita nas próximas semanas.

Nas zonas de gado do norte da província, os campos foram inundados e a fazenda teve perda de forragem. Com dificuldade de entrar nos lotes, também não será possível fazer a armazenagem do milho.

Chuva em Eduardo Castex, La Pampa

Situação em Eduardo Castex, La Pampa (postada pela FAA no Twitter)

"Isso é um desastre", disse Andrés González, presidente da Sociedade Rural de General Pico. "É uma loucura", acrescentou Néstor Soria, secretário da filial Eduardo Castex da Federação Agrária Argentina (FAA), epicentro das chuvas mais fortes.

"A média anual na nossa zona é de 650mm e já caíram 600mm", disse Soria sobre a situação na região de Eduardo Castex. Com essas chuvas, o ano já acumula 900mm de precipitações.

"Todos os cultivos estavam com seu ciclo terminado e não podiam mais absorver água", contou González. Nas áreas de gado, havia milho para ser colhido e alimentar a fazenda, mas não é possível entrar nos lotes.

Chuva em Eduardo Castex, La Pampa, Argentina

Eduardo Castex, em La Pampa (foto postada pela FAA)

Os caminhos rurais estão intransitáveis e há cortes nas rotas 35 e 188. Também foram afetadas áreas urbanas.

Ariel Toselli, produtor e vice-presidente da FAA, indicou que a entidade pediu ao governo da província a formação de uma mesa de emergência para, logo, resolver essa situação a nível nacional. "A safra vinha muito bem, mas o impacto foi forte. Vinhamos das inundações de fevereiro e outubro do ano passado e agora acontece isso. A natureza nos leva embora outra colheita", disse.

Veja alguns vídeos das inundações em diversas províncias publicados pelo site Infocampo.com.ar:

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
La Nación

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário