Argentina: chuvas não cedem, colheita de soja é paralisada e a situação se agrava nas zonas inundadas

Publicado em 10/04/2017 09:23

Fortes chuvas foram registradas em várias zonas do Pampa úmido, na Argentina, situação que agrava o panorama nas regiões inundadas e paralisará por vários dias a colheita de soja.

No ano passado, para essa altura do ano, também ocorreram importantes transtornos e perdas na colheita por conta de temporais.

Segundo a Bolsa de Comércio de Rosario, somente na região agrícola núcleo faltam colher 4,5 milhões de hectares de soja. A nível nacional, a Argentina só colheu 5,9% do total de uma superfície plantada em 19,2 milhões de hectares.

Chuvas registradas em 09/04/2017 na Argentina

Chuvas registradas até às 9h de domingo (9)

Em fóruns e redes sociais os produtores deram conta de altos registros de chuvas, que foram generalizados sobre toda a província de Buenos Aires, com acumulados passando de 90 a 176mm.

"Isso é um desastre", disse Santiago Rodríguez Ribas, produtor da região de General Villegas, no oeste de Buenos Aires, em entrevista ao jornal La Nación. Desde o dia primeiro de janeiro, a zona possui acumulados de 700mm a 750mm. Além das chuvas, a zona recebe muita água que chega de Córdoba e La Pampa.

Campos inundados em General Villegas

Campos inundados em General Villegas, Buenos Aires. Enviado ao La Nación por Carlos González.

Em Santa Fe, os produtores informaram chuvas de 60mm a 126mm. No norte de La Pampa, até a semana passada foram recebidos até 600mm em várias localidades, marca que representa o total de todo um ano, mas agora voltaram a cair mais de 50mm, o que agravou o panorama nas regiões inundadas.

Soja inundada em Buenos Aires

Soja inundada na província de Buenos Aires. Foto enviada para o Notícias Agrícolas por Aluízio Nascimento

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
La Nación

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário