Mato Grosso deve exportar quantidade inédita de soja nesta safra, diz IMEA
Em abril, o Imea atualizou as estimativas de oferta e demanda da soja em grão para as safras 2015/16 e 2016/17 em Mato Grosso.
Na primeira estimativa de oferta e demanda para 2017 apenas a demanda da safra 2015/16 foi revisada, saindo de 27,77 milhões de toneladas na previsão de dezembro de 2016 para 27,94 milhões de toneladas na nova estimativa. A principal alteração para a revisão positiva veio nos dados de esmagamento, que se consolidou acima da previsão anterior, com 8,22 milhões de toneladas de soja processada em 2016. Com a alteração no dado de demanda da safra 2015/16, os estoques finais foram reduzidos para 170 mil toneladas.
Apesar dos estoques finais da safra anterior ficarem abaixo da previsão de dezembro de 2016, a oferta da safra 2016/17 da soja mato-grossense na nova estimativa apresentou um incremento considerável, pautada na produção esperada para 2017, de 31,04 milhões de toneladas, o que projeta a oferta da safra atual em 31,22 milhões de toneladas contra a previsão de 30,82 milhões de toneladas na estimativa anterior.
Para a demanda, na nova projeção é aguardada quantidade exportada inédita por Mato Grosso, de 16,86 milhões de toneladas, e envio do grão a outros estados também em quantidades consideravelmente elevadas, de 4,8 milhões de toneladas, com ambas as variáveis apresentando valores superiores à previsão de dezembro de 2016. Ainda assim, o principal vetor de impacto na retração da demanda da safra 2016/17 ante a previsão passada foi o esmagamento de soja por Mato Grosso, de 8,84 milhões de toneladas na nova estimativa, o que representa um recuo de 5,8% em relação à estimativa anterior.
Em 2017, ao que tudo indica, a oferta e demanda da soja mato-grossense tendem a registrar quantidades historicamente elevadas. Ainda assim, o crescimento da oferta em um ritmo mais intenso em relação à demanda tende a refletir sobre os estoques finais da safra que podem apresentar patamares superiores àstemporadas passadas, previstos neste momento em 0,71 mil toneladas ao fim de 2017.
1 comentário
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja
Rogerio mendes lopes Morrinhos - GO
Mais soja menos dinheiro..., assim vamos pra frente????!!