Paraguai está preparado para uma safra de soja de 15 mi t, diz líder de exportação e comercialização no país
A safra histórica colhida pelo Paraguai no verão, de 9,4 milhões toneladas, que deve completar as 10 milhões de toneladas com a safrinha, deixou um ar alentador aos produtores do país. "Hoje estamos preparados para uma safra de 15 milhões de toneladas", disse o presidente da Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais e Oleaginosas (Capeco), José Berea.
Berea disse, em entrevista ao site ElAgro, que a logística no Paraguai está preparada para absorver estes 10 milhões de toneladas. O empresário opina ainda que o aumento para a próxima safra, no que se refere à área, será de cerca de 5%. Entretanto, os produtores buscam melhorar seus rendimentos com maiores variedades e sementes de dos demais usos de biotecnologias e outras ferramentas.
Os rendimentos da safra principal de soja dos paraguaios superaram as expectativas. Agora a safrinha, por sua vez, está "sofrendo um pouco", aponta Berea.
São 600.000 hectares de safrinha que ajudarão a completar as 10 milhões de toneladas - ou, com sorte, superá-las. "Os rendimentos nos preocupam um pouco porque, nesta semana, a colheita se inicia e o tempo não está ajudando muito", acrescentou o presidente.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira