Índia aumenta taxas sobre importação de óleo de soja para 30%; Argentina é o principal exportador

Publicado em 22/11/2017 09:38

A Índia aumentou as taxas sobre as importações de óleos vegetais de soja para 30%, ante 17,5%, que era a taxa anterior vigente. Para o óleo refinado de soja, a taxa subiu de 20% para 35%.

Segundo a Reuters, o aumento nessas taxas elevará os preços das oleaginosas e sua disponibilidade para a moagem no mercado local, o que ajudará o país a limitar as importações de óleo vegetal no ano comercial 2017/18.

Os produtores da Índia dedicados à produção de soja para a moagem estavam tendo dificuldades para competir com as importações baratas vindas da Argentina, Brasil, Indonésia e Malásia, o que reduziu a demanda de soja e canola locais, mesmo depois de uma queda drástica nos preços.

A notícia, contudo, não é boa para os países exportadores, sobretudo a Argentina, país do qual a Índia é o principal comprador do óleo de soja. Em 2016, 4,3 milhões de toneladas do produto foram exportadas para o país asiático.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cba24n

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • geraldo emanuel prizon Coromandel - MG

    A Índia pode estar preparando o terreno para se tornar importadora de grandes volumes de soja em grãos como a China atualmente. Todos os analistas afirmam que isso se dará num futuro próximo.

    0