Argentina: segundo levantamento oficial, aumentam áreas com reservas hídricas deficitárias

Publicado em 09/01/2018 08:21

O novo boletim do Escritório de Risco Agropecuário (ORA, na sigla original) do Ministério da Agroindústria da Argentina alertou que "são cada vez maiores" as áreas que constam com "reservas hídricas deficitárias" na região dos Pampas do país.

"Na zona núcleo, as armazenagens atuais se classificam como regulares a adequadas, mas a área com reservas adequadas vem diminuindo", destaca o boletim, que agrega: "no restante da região dos Pampas predominam as reservas estimadas como escassas, com grandes áreas apontando déficit hídrico".

Estado das reservas hídricas no solo - Argentina - 07 de janeiro de 2018

Estado das reservas hídricas no solo argentino em 07 de janeiro de 2018 (Fonte: ORA)

Segundo o órgão, as últimas chuvas não compensaram as altas necessidades de consumo de umidade, fato a partir do qual o déficit hídrico se expandiu.

"Áreas da zona núcleo e do sudeste de Buenos Aires são as únicas que mostram reservas regulares a adequadas em áreas de soja", disse.

De acordo com o levantamento, a semana trará chuvas para o Noroeste argentino e para a região do Cuyo. O restante do país deve receber um sistema de baixa pressão durante a sexta-feira (12), o que irá ocasionar acumulados entre sexta e domingo em Buenos Aires, norte de San Luís, Córdoba, Santa Fe, Entre Ríos e o Nordeste Argentino.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
La Nación

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário