Argentina: apesar da seca, milho e soja vêm com bom desenvolvimento em Córdoba

Publicado em 11/01/2018 08:31

Apesar da falta de água, os cultivos da safra de verão continuam seu desenvolvimento em bom estado na província de Córdoba, Argentina, segundo dados da Bolsa de Cereais local. O milho está sofrendo mais com o estresse hídrico e o calor do que a soja.

No caso da soja, dos 4.150.000 hectares estimados para a safra 2017/18, 49% (2.033.800) correspondem a plantios precoces. 82% se encontram em estado vegetativo, enquanto 18% iniciam a floração.

Embora tenham sido registrados casos de estresse térmico (baixa e média incidência) no norte e de estresse hídrico no centro e sul (baixa e média incidência), o estado geral em 93% do cultivo é de "bom" a "muito bom".

Dos 2.393.800 hectares projetados para o milho, 33% (782.600) correspondem a plantios precoces e 48% deste segmento está em estado vegetativo, enquanto o restante passa pelo período crítico (15 dias antes e 15 dias depois da floração). Nesta etapa se determina o número de grãos, variável mais importante na definição do rendimento.

A Bolsa indica que o calor e as escassas reservas hídricas no solo podem produzir abortos florais, influenciando negativamente no desenvolvimento do cultivo.

A falta de chuvas na segunda quinzena de dezembro impactou negativamente, principalmente ao milho preoce, já que essa cultura necessita mais de água do que a soja. Comparada com a quinzena anterior, a porcentagem que se encontra em condição "boa" e "regular" aumentou 13%, em detrimento de "muito bom".

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
La Nación

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário