Com aumento do diesel, caminhoneiros do Paraguai preparam greve para aumentar o preço do frete da soja
Frente ao aumento do preço do diesel no país, as associações de caminhoneiros do Paraguai estão preparando uma greve para elevar o preço do frete para G. 360 (R$0,21) por tonelada/quilômetro, faltando apenas acertar detalhes que serão discutidos na próxima segunda-feira (15), como anunciou Ángel Zaracho, secretário-geral da Federação de Caminhoneiros do Paraguai. A medida afetará a colheita de soja, como informa o ABC Rural.
Segundo Zaracho, o aumento do diesel afetou diretamente a rentabilidade do setor de transporte de cargas, já que o insumo representa 55% do custo do serviço. Atualmente, o frete de grãos e outros produtos vem sendo cobrado em G. 240 (R$0,14) tonelada/quilômetro.
"Representantes de 30 organizações de transportadores de todo o país estão se reunindo nas bases para organizar uma mobilização nacional, com o objetivo de forçar o aumento do preço do frete", expressou. Ele contou também que o novo preço exigido foi calculado com técnicos da Direção Nacional de Transporte (Dinatran).
Em maio de 2016, como recorda o ABC, foi realizada uma greve de caminhoneiros em diferentes rotas do país com uma reivindicação similar à atual: "negociar com as agroexportadoras o aumento do preço do frete".
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira