Argentina: cerca de 2,8 mi ha de soja e milho podem ser impactados por seca em Córdoba, diz Bolsa de Cereais local

Publicado em 29/01/2018 13:23

A Bolsa de Cereais de Córdoba (BCR) estimou que um total de 2,8 milhões de hectares de soja e milho plantados na província de mesmo nome, na Argentina, poderiam sofrer algum tipo de impacto em seus potenciais de rendimento, tendo em vista os baixos níveis de chuva na safra atual.

De acordo com o último boletim de estado dos cultivos emitido pela entidade, "faltando uma semana para que o mês de janeiro termine, a maioria dos departamentos não alcançaram as chuvas registradas no mesmo período do ano passado e nem as da média histórica entre 2007-2018".

Essa perspectiva melhora um pouco se for tida em conta a reserva de água útil no solo informada pelo Serviço Meterológico Nacional (SMN), que indica uma recuperação de 20% a 30%, salvo no noroeste.

Tomando como base os mapas de reservas elaborados semanalmente pela Oficina de Risco Agropecuário (ORA), a Bolsa aponta que dominam as reservas escassas e zonas com seca nos cultivos mais precoces, tanto de soja quanto de milho. Nos plantios que foram realizados a partir de dezembro o panorama é melhor, sobretudo na soja.

Os cálculos do Departamento de Informação Agroeconômica (DIA) dão conta de que 33% do milho e 49% da soja são plantados de forma precoce em Córdoba, o que significa 778.600 hectares e 2.063.000 hectares, respectivamente.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agrovoz

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário