Argentina: condição de seca se estende sobre 80% da região núcleo

Com chuvas que não são suficientes e temperaturas acima do normal para o período, o mês de fevereiro foi de um déficit de água sem precedentes na zona núcleo da Argentina. A condição de seca se estende sobre 80% da região, como destaca a Bolsa de Comércio de Rosario (BCR).
Nos próximos 15 dias deverá chover mais de 140mm, com picos de 160mm ao leste de Córdoba, para que o solo volte a alcançar boas condições de umidade. Contudo, as previsões não são alentadoras: entre o domingo (4) e a segunda-feira (4) se espera que ocorram tempestades na região. Mas essas terão a mesma característica das chuvas do verão: acumulados tentadores apenas em setores muito pontuais e isolados.

Soja de segunda etapa abaixo dos 1500kg por hectare
O potencial de rendimento da soja de segunda etapa, aquela que é plantada após o trigo, vê sua situação piorar lentamente. Os engenheiros falam de uma média abaixo de 1500kg por hectare e até a perda total dos lotes se não chover logo. 70% dos quadros se encontram formando frutos e 30% estão em plena floração, de forma que é crucial contar com alguns milímetros.
Milho de dezembro
A seca está acabando com grande parte da produção do milho de dezembro. 200 mil hectares estão entre condições regulares e ruins. O cultivo está finalizando a floração com um grande déficit hídrico. Algumas áreas do centro-sul de Santa Fe estão começando a ser destruídas ou deixando o gado ingressar.


Reta final para a soja de primeira etapa
70% dos quadtos de soja de primeira estão chegando ao tamanho máximo dos grãos (R6), com rendimentos praticamente definidos, por volta de 3300kg por hectare. 65% das áreas se classificam entre boas a muito boas e 35% entre regulares a ruins. Os poucos acumulados que receberam algumas localidades do centro-sul de Santa Fe neste final de semana serviram para terminar de encher os grãos.
Milho plantado mais cedo: colheita lenta
750 mil hectares de milho que foi plantado mais cedo aguardam que a umidade de seus grãos fique mais baixa para poder ser colhidos. Os engenheiros sinalizam que, diante da baixa probabilidade de chuvas, muitos produtores esperam que o grão seque na planta, para que não tenham que pagar pela secagem. Os poucos lotes colhidos no centro-sul de Santa Fe contam com um rendimento médio entre 8000kg a 10000kg por hectare.
Com informações da Bolsa de Comércio de Rosario
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto