Paraguai será principal provedor de soja para cobrir necessidades industriais da Argentina
Para cobrir as necessidades industriais, a Argentina terá que importar 1,5 milhões de toneladas adicionais de soja este ano, as quais devem ser advindas, principalmente, do Paraguai, segundo o boletim da Bolsa de Cereais de Rosario. As projeções de colheita do país caíram cerca de 27%.
A Argentina ocupou o posto de principal destino das exportações paraguaias de soja no ano passado, ocupando essa posição em conjunto com a União Europeia - ambos concentraram 40% de participação, ou 20% cada um, de acordo com os dados da Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais de Oleaginosas (Cappro).
No ano passado, o Paraguai registrou um volume recorde de exportação de soja, com 6,3 milhões de toneladas, representando um aumento de 19%. A Argentina comprou um total de 1,26 milhões.
A Rússia se posicionou como o terceiro maior comprador de soja paraguaia, com 11% de participação, seguida da Turquia, com 10% de presença. Em sequência, aparecem mercados como Brasil (3%), Tunísia (2%), Israel (2%), Coreia do Sul (2%), México (2%), Peru (2%) e outros mercados com 26% de participação, segundo o boletim da Cappro.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
USDA informa nova venda de soja para China com volumes da safra 26/27
Agrural: Estimativa de produção de soja sobe; colheita começa em áreas pontuais
Ano da soja teve problemas com clima, dificuldade com crédito, securitização e avanços contra a Moratória da Soja
Soja/Cepea: Preço do farelo sobe e opera nos patamares registrados em abril
Soja inicia semana em alta na Bolsa de Chicago, retomando parte das últimas baixas
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar