Setor aposta em safra de soja de 10 mi t no Paraguai

Publicado em 13/04/2018 10:16

O Paraguai poderia alcançar uma produção de soja ao redor de 10 milhões de toneladas na safra 2017/18, um volume levemente inferior à safra passada, como apontou a Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais e Oleaginosas (CAPECO).

O quarto exportador mundial da oleaginosa já colheu o total dos 3,4 milhões de hectares plantados ao final de 2017 e espera começar a colheita da safrinha dentro de algumas semanas.

Na safra 2016/17, a produção do Paraguai atingiu 10,3 milhões de toneladas, segundo dados da CAPECO.

"Acreditamos que a safra está entre 9,2 e 9,4 milhões de toneladas, o que será somado à safrinha, que ainda não começou a ser colhida. Com essa colheita, vamos superar as 10 milhões de toneladas, o que é um bom resultado", disse José Berea, presidente da CAPECO.

"Cerca de 300 mil hectares, no início, foram afetados pelas chuvas, de forma que não tivemos um rendimento superior ao do ano passado", acrescentou.

O Paraguai, que possui a soja e a carne como seus principais produtos, exporta cerca de 60% da oleaginosa que produz em grãos e transforma 40% em farelo ou óleo processados no país. Os principais destinos da exportação paraguaia são a Europa e a Rússia, embora Berea estime que cerca de 2 milhões de toneladas devam ser enviadas à Argentina para cobrir o déficit daquele país.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
America Economia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário