Chuvas na Argentina trazem bom cenário para trigo, mas atrasam colheita de soja

Publicado em 30/04/2018 10:49

Com as chuvas recentes na Argentina, o solo segue acumulando umidade após cinco meses e meio de seca. Para o plantio de trigo que se aproxima, este é um bom cenário. Contudo, a colheita de soja encontra problemas para avançar.

Neste final de semana, a província de Buenos Aires recebeu registros de 30 a mais de 100 milímetros. Durante o mês, há lugares que receberam mais do que o dobro de chuvas do que todo o mês de março.

Mais de 70% da região dos Pampas já recuperou as condições de umidade para encarar o plantio de trigo, cuja superfície cresceria 3,5%, segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) - consultores privados falam em um crescimento de até 10%.

Em um boletim recente, o Escritório de Risco Agropecuário (ORA) do Ministério da Agroindústria do país sinalizou que "na zona núcleo, as reservas (de umidade) se classificam, majoritariamente, como adequadas a ótimas", embora uma condição de reservas deficitárias se mostrasse presente no sudeste de Buenos Aires e La Pampa.

A colheita de soja, segundo a BCBA, já avançou 54%. O ritmo de avanço vinha sendo bom. Contudo, as últimas chuvas poderão implicar em um atraso na colheita, com dificuldade de trânsito em alguns caminhos, como alertou o meterologista Eduardo Sierra.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
La Nación

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário