Exportação de soja do Brasil cresce em junho apesar de fretes e tem recorde no 1º semestre

Publicado em 03/07/2018 18:18

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de soja do Brasil cresceram 13,3 por cento em junho na comparação anual, apesar das incertezas quanto aos fretes, e foram recordes para o primeiro semestre do ano, informou nesta terça-feira a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Foram embarcadas 10,42 milhões de toneladas no mês passado, contra pouco mais de 9 milhões um ano antes. Em relação a abril, quando o país exportou um recorde de 12,35 milhões de toneladas, houve queda de 15,6 por cento.

A retração mensal nas vendas de soja do Brasil, o maior exportador global da oleaginosa, reflete os protestos de caminhoneiros e as indefinições quanto ao tabelamento de fretes, enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda trabalha por um acordo entre a categoria e setor produtivo.

As manifestações de maio respingaram nas programações de embarques e as discussões sobre os fretes ao longo de junho reduziram o transporte da soja até os portos.

Em meados do mês passado, a fila de navios aguardando para carregar soja do Brasil estava 60 por cento maior na comparação anual, justamente porque havia menos oferta nos terminais para embarque.

Nem mesmo a disparada do dólar ante o real estimulou negócios no setor, com gigantes como Bunge e Archer Daniels Midland (ADM) fora do mercado dado o receio sobre a obtenção de transporte.

Entidades como Anec, Acebra e Abiove emitiram comunicado ressaltando que as exportações brasileiras seriam afetadas.

O Brasil colheu neste ano um recorde de quase 120 milhões de toneladas de soja, na esteira de boas produtividades após um plantio que gerou preocupações por causa da seca.

Segundo a Secex, no primeiro semestre o Brasil exportou um recorde 46,3 milhões de toneladas de soja, mais da metade do esperado para todo o ano, de pouco mais de 70 milhões de toneladas.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário