Com presença de El Niño, safra de verão da Argentina deve ser 40% melhor

Na Argentina, diversas previsões meterológicas apontam que a safra 2018/19 terá melhores condições hídricas, favorecendo os cultivos de soja e milho na safra de verão, como destaca o Clarín Rural.
A expectativa dos argentinos é de que o mês de outubro conte com um fenômeno El Niño. Essa expectativa é tanto do campo quanto do Governo, que se encontram em uma situação delicada após a forte seca que provocou perdas financeiras.
O El Niño representa uma boa quantidade de chuvas. Tanto o meterologista Leonardo De Benedictis quanto José Luis Aiello, especialista em Ciências Atmosféricas da Bolsa de Comércio de Rosario (BCR), são dois especialistas que apontam para a incidência do fenômeno sobre a safra argentina.
Caso a previsão se confirme - em contraposição ao La Niña, símbolo da falta de chuvas, como ocorreu no primeiro trimestre deste ano - o contexto ambiental determinaria que a próxima safra de soja e milho seja muito melhor - aproximadamente 40% acima da que está sendo finalizada.
Os primeiros sinais dessa realidade vieram em abril, com chuvas que formaram um cenário ideal para o trigo, o principal cultivo de inverno da Argentina.
Com informações do Clarín Rural
0 comentário
USDA informa nova venda de soja para China com volumes da safra 26/27
Agrural: Estimativa de produção de soja sobe; colheita começa em áreas pontuais
Ano da soja teve problemas com clima, dificuldade com crédito, securitização e avanços contra a Moratória da Soja
Soja/Cepea: Preço do farelo sobe e opera nos patamares registrados em abril
Soja inicia semana em alta na Bolsa de Chicago, retomando parte das últimas baixas
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar