Argentina: para ministro da Agricultura de Córdoba, direitos de exportação sobre a soja têm de ser extinguidos

Publicado em 30/08/2018 10:07

O ministro da Agricultura e Pecuária da província de Córdoba, Sérgio Busso, disse na quarta-feira (29) que os direitos de exportação, as chamadas "retenciones", sobre a soja na Argentina, não deveriam apenas continuar com seu cronograma de diminuição, mas também que deveriam ser eliminados.

"Seguimos salientando que os direitos de exportação sobre a soja têm de ser eliminados. Não faz sentido que a gente continue aplicando esse método", disse o ministro durante uma jornada sobre soja e milho organizada pelo AgroVoz.

Para Busso, o exemplo da retirada dos direitos de exportação sobre o trigo e o milho, que impulsionou a produção de ambos os cultivos, é um exemplo das vantagens que há em eliminar esse tipo de tributo. E ele acrescentou que os dólares que vão para o Governo nacional poderiam dinamizar a economia das províncias.

Ele também pediu por medidas para impulsionar a produção. "O país não irá para a frente apenas com a redução do déficit fiscal. Temos que produzir e, para isso, os produtores não podem ter travas", enfatizou. Ele salientou, neste contexto, que o impacto na economia foi notado quando o campo sofreu com o clima.

Os produtores, segundo Busso, apostam em reverter esse cenário no novo ciclo agrícola.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agrovoz

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário