Argentina: por conta das chuvas, 60% dos plantios da Zona Núcleo estão em cenário de incerteza

Publicado em 14/11/2018 08:51

O trigo que está para ser colhido e a soja e o milho recém-plantados são os cultivos mais afetados pela enorme quantidade de chuvas que caíram nos últimos quatro dias na zona central da Argentina.

Segundo um boletim da Bolsa de Comércio de Rosario (BCR), caíram entre 150mm e 230mm no centro de Santa Fe, leste de Córdoba e algumas localidades do centro da província de Buenos Aires.

As chuvas também afetaram a pecuária, principalmente a pecuária leiteira que, por conta do alagamento dos caminhos rurais, teve dificuldades para retirar a produção do campo.

Na chamada Zona Núcleo agrícola (norte de Buenos Aires, sul e centro de Santa Fe e leste de Córdoba), 60% dos plantios feitos estão sob um cenário de incerteza total, como aponta a BCR. Muitas áreas terão que ser replantadas.

Wheelwright, Santa Fe, Argentina. 50mm (Foto: @JaHuTorres)

Wheelwright, Santa Fe, Argentina. 50mm (Foto: @JaHuTorres)

Com relação ao trigo, a BCR destacou que a qualidade e o rendimento do cereal desta área, que será colhido nas próximas semanas, se verão afetados. Antes das chuvas, a zona núcleo foi prejudicada por quedas de granizo em 104.000 hectares.

"Para o trigo, este é o pior momento, já que o cereal está na última etapa do enchimento de grãos. Cai o rendimento e a qualidade", explicou Cristian Russo, chefe de Estimativas Agrícolas da BCR.

Eduardo OBrien em Buenos Aires, Argentina (foto: @Caburearg)

Eduardo OBrien em Buenos Aires, Argentina (foto: @Caburearg)

Na safra passada, o campo argentino sofreu a perda de 30 milhões de toneladas de soja e milho por conta de uma forte seca que se estendeu de dezembro de 2017 até março de 2018.

Depois do desastre climático deste ano, os especialistas em clima apontam que este ano poderá ser de El Niño neutro ou moderado, com chuvas apenas acima da média.

Tradução: Izadora Pimenta

Leia mais:

>> Argentina: Pampa úmido recebe 72h de chuvas, com efeitos incertos sobre a safra

>> Argentina: chuvas e granizo danificaram áreas de milho na região dos Pampas

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
La Nación

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário