Alerta na Soja: Risco de infecção pela ferrugem é alto nesta safra

Como previsto, a ferrugem chegou mais cedo às lavouras de soja do Brasil e já preocupa agricultores nos principais estados produtores. A situação mais grave, até este momento, é no estado do Paraná. A Emater Paraná instalou 169 coletores e destes, 27 já registram a presença de esporos. O número de coletores deverá chegar a 185.
Alerta Ferrugem - Fonte: Emater PR
Ao mesmo tempo, o Consórcio Nacional Antiferrugem aponta, até agora, 17 ocorrências de ferrugem no estado paranaense. Em todo o Brasil, são 25 ocorrências sendo registrados nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Paraná.
Mapa mostra últimas atualizações do Consórcio Antiferrugem
Os três principais focos no estado paranaense são o sudoeste, oeste e região de Londrina, como explica o coordenador estadual de grãos da Emater, Nelson Harger. O especialista orienta, portanto, que com 16% dos coletores registrando esporos se torna ainda mais necessário o intenso monitoramento das lavouras para que as aplicações dos fungicidas sejam feitas no momento correto.
"Essa é uma época em que a doença tende a se disseminar com mais intensidade e é preciso atenção. O agricultor não pode perder o momento da aplicação ou ele vai ter perda", diz Harger.
As condições climáticas são favoráveis à doença e sua proliferação, portanto, tem sido bastante rápida. As chuvas chegaram mais cedo, e trouxeram a ferrugem mais cedo também. Além disso, o volume de plantas voluntárias de soja também é grande nesta temporada e esse acaba por ser um dos principais fatores que agravam o problema.
"Muitos problemas relacionados à ferrugem tem se dados porque não temos trabalhado corretamente na eliminação das plantas voluntárias durante a entressafra. E sim, temos o problema do Paraguai (que não contam com o vazio sanitário e podem fazer uma segunda safra de soja), mas não é só responsabilidade deles", explica o coordenador da Emater.
Assim, Harger volta a afirmar que o trabalho principal da Emater tem sido o de alertar os produtores sobre a necessidade do monitoramento e do melhor momento das aplicações. "Está na região onde o coletor identificou os esporos e a condição climática é favorável, a orientação é a aplicação. O produtor deve procurar seu profisisonal de confiança para que ele direcione produto, doses momento, de acordo com as necessidades da lavoura", diz.
A mesma orientação foi reforçada pela pesquisadora da Embrapa Soja, Claudine Seixas. "Não se pode ficar calendarizando as etapas somente, é preciso monitorar as lavouras. Neta safra, muitos casos foram identificados em plantações em estágio reprodutivo, com 20/25 dias. Se o produtor tivesse esperado o calendário e aplicado só com 40 dias poderia ter perdido o melhor momento da aplicação", explicou Claudine.
Veja ainda:
>> Estamos à beira de uma epidemia de ferrugem, mas os produtores não acreditam
A outra preocupação está agora na questão climática. As últimas previsões climáticas mostram que o Paraná deverá voltar a receber chuvas intensas neste próximo final de semana, o que torna o alerta ainda mais intenso.
"A tendência é que comece a chover de forma intensa a partir de amanhã no estado paranaense, mas no domingo o sistema avança para o Sudeste. Depois, somente no início de dezembro é que volta a chover. Então os produtores ainda terão um tempo para os tratos culturais", afirma a chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, Morgana Almeida.
Com esses intervalos e a trégua das chuvas, ainda como explica a pesquisadora da Embrapa, os produtores não deverão enfrentar problemas sérios com a falta de condição para as aplicações. "Não é como no ano passado, que tivemos 30 dias seguidos de chuvas e sem condição de aplicação" diz Claudine.

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (23/11 a 25/11) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Leia mais:
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto