Nunca foi tão caro produzir, afirma Aprosoja Brasil ao presidente Jair Bolsonaro

Publicado em 15/03/2019 18:22

Produzir alimentos no Brasil está cada vez mais caro e tirando a competitividade do setor produtivo. Este foi o recado dado pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) ao presidente Jair Bolsonaro, durante encontro realizado nesta sexta-feira (15/3), no Palácio do Planalto, em Brasília.

Ao fazer uma apresentação sobre os principais desafios da produção ao presidente da República, Bartolomeu Braz, presidente da Aprosoja Brasil disse que os custos de produção são os maiores da história.

“Os produtores de soja estão com dificuldades para honrar seus compromissos. Na época em que colhíamos 40 sacas por hectare tínhamos renda. Agora produzimos mais de 60 sacas por hectare e não temos renda. Produzir alimentos está cada vez mais caro”, afirmou.

Promovida para discutir políticas públicas que possam para tornar a agropecuária e o agronegócio brasileiro mais competitivos, a reunião contou com a presença do ministro chefe da Casa Civil, Onix Lorenzoni, do líder do governo na Câmara Federal, deputado major Vitor Hugo (PSL-GO), e de representantes de entidades do setor agropecuário.

Em relação ao futuro do Mercosul, Bartolomeu defendeu mudanças e um olhar para o livre comércio, de tal forma que permita que haja melhores condições aos produtores rurais para a compra de insumos e equipamentos de países vizinhos.

“Por que não nós não podemos comprar os mesmos produzo de outros países da mesma forma que eles saem daqui pra lá? São taxados tributados. Esse agro da porteira pra fora está sacrificando o produtor rural que está endividado, está buscando de uma forma ou de outra sair dessa situação”, frisou Bartolomeu.

A dificuldade de acesso dos produtores rurais ao seguro foi outro ponto abordado pelo presidente da Aprosoja Brasil.

“Coloquei para o presidente que muito poucas áreas são cobertas por seguro e, com isso, quando há uma condição climática, como houve este ano, ocorre um novo endividamento entre os produtores. A Aprosoja tem trabalhado muito para viabilizar a produção. O governo precisa entender que agronegócio é uma coisa, agropecuária é outra. O agronegócio sem agropecuária não existe. A agropecuária é o grande motor que impulsiona o país”, pontoou.

O presidente da Aprosoja Brasil demostrou preocupação com a ameaça de fim da Lei Kandir. “Se ela deixar de existir será inviabilizada toda a produção brasileira”, finalizou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Total apoio à Aprosoja Brasil, pois diminuindo os impostos, a base da nossa economia - a agropecuária - se fortalece, e em cima dessa base serão instalados os motores, a agroindústria que será fortalecida e impulsionará o crescimento do país de maneira formidável. É preciso desregulamentar e acabar com as restrições à produção e industrialização, dessa forma o Brasil será imbatível.

    0