USDA confirma estoques trimestrais recordes de soja e milho acima do esperado

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados), nesta sexta-feira (29), trouxe seus primeiros números de projeção de área para a safra 2019/20 do país e impressionou pelos números do milho.
A estimativa do departamento, baseada em uma pesquisa feita junto a produtores, é de que sejam cultivados 37,56 milhões de hectares com o cereal nesta nova temporada, 4% a mais do que no ano anterior. Ainda de acordo com o USDA, o levantamento mostra que a área deve aumentar ou se manter estáveis em 34 dos 48 estados.
Ao contrário, a soja deverá ocupar uma área 5% menor do que o a de 2018, com 34,24 milhões de hectares. A redução ou estabilidade da área destinada à oleaginosa, de acordo com o boletim, poderá ocorrer em 26 de 29 estados levantados.
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe seu novo reporte de estoques trimestrais de grãos nesta sexta-feira (29) com números da soja em linha com as projeções do mercado e acima do esperado para o milho. Os volumes referem-se à posição dos estoques em 1º de março.
Os estoques trimestrais de soja foram reportados em 74,03 milhões de toneladas, contra a média das projeções dos traders de 74 milhões. O total é 29% maior do que em 1º de março de 2018, quando o número era de 57,4 milhões.
De milho, os estoques vieram em 218,45 milhões de toneladas, contra a média das expectativas de 211,75 milhões de toneladas. Os estoques deste ano são 3% menores do que no mesmo período do ano passado, quando eram 225,87 milhões de toneladas.
Sobre o trigo, o reporte do USDA trouxe estoques em 43,27 milhões de toneladas, enquanto as expectativas do mercado tinham média de 41,99 milhões. Em relação a março do ano passado, o número é 42% maior.
O mercado reflete os números trazidos pelo boletim dos estoques trimestrais do USDA, mas combina suas reações também com o reporte de projeções de área de plantio. Os números foram consideravelmente baixistas para o milho e os futuros do grão recuam de forma significativa na Bolsa de Chicago.
Leia mais e veja os números completos:
>> EUA 2019/20: USDA estima redução de 5% na área de soja e aumento de 4% no milho
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto