Argentina: chuvas podem ocasionar problemas para a colheita e para a qualidade da soja em Córdoba

Publicado em 02/04/2019 09:38
148 exibições

Nas últimas 48 horas, as chuvas em várias zonas da província de Córdoba, na Argentina, alcançaram os 300 milímetros: a área mais prejudicada é a de Rio Tercero, no centro. Os especialistas indicam que a água poderia afetar a qualidade dos cultivos de datas mais precoces de plantio. Entretanto, isso ainda não implicaria em perdas importantes, mas sim em problemas para a colheita que está em andamento.

Gonzalo Augusto, da Bolsa de Cereais de Córdoba (BCCBA), indicou que no sudeste, onde as chuvas estiveram abaixo dos 200mm, os cultivos precoces estão em plena colheita. Se tratam dos departamentos de Unión e Marcos Juárez, que possuem bastante peso na produção da província.

Na soja, isso pode resultar em água entrando nas vagens e gerando problemas de umidade, prejudicando a qualidade. Além disso, há muitas rotas alagadas, de forma que não se pode entrar com as máquinas. Mas, segundo Augusto, ainda é muito cedo para estimar o impacto.

Para o consultor Ramiro Frías, as chuvas impactam pouco no rendimento, mas atrasam a colheita e geram alguns problemas de qualidade.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: La Nación

Nenhum comentário