Soja fecha 2ª feira estável em Chicago e mercado espera novo boletim mensal do USDA

Publicado em 08/04/2019 16:17

LOGO nalogo

Nem em alta, nem em baixa, o mercado da soja terminou os negócios desta segunda-feira (8) estável na Bolsa de Chicago. A semana começa com os traders se posicionando antes da chegada dos novos números que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz nesta terça-feira, dia 9, e também frente às poucas novidades sobre as relações comerciais entre EUA e China. 

Além disso, os números dos embarques semanais norte-americanos vieram dentro do esperado pelos traders e também não contribuíram com o caminhar das cotações, que permanece bastante lateralizado. 

O país embarcou, na semana encerrada em 4 de abril, 888,160 mil toneladas da oleaginosa, com o mercado esperando algo entre 600 mil e 900 mil toneladas. Atrasado, o total dos embarques soma apenas 30.187,372 milhões de toneladas, contra mais de 41 milhões do ano passado, nesse mesmo período. 

Assim, o contrato maio terminou o dia com os mesmos US$ 8,99 por bushel, enquanto o setembro perdeu tímido meio ponto para encerrar o pregão com seus US$ 9,22. Durante o dia, os preços chegaram a testar leves altas de pouco mais de 2 pontos, as quais não se sustentaram diante da cautela e defensiva dos traders à espera dos novos dados. 

O mercado espera um ligeiro aumento nos estoques finais de soja em comparação aos números de março. A média das projeções é de 24,85 milhões de toneladas contra 24,49 milhões do mês passado. Os números variam entre 23,05 e 28,9 milhões. 

Caso venham dentro deste intervalo, o impacto sobre as cotações deverá ser limitado. Alguma "surpresa negativa", segundo Hultmann, poderia vir de uma redução nas estimativas para as exportações americanas.

Leia mais:

>> USDA de abril pode trazer aumento nos estoques finais de soja e milho dos EUA

Guerra Comercial

"Os traders querem saber: há acordo ou não", resume a consultoria internacional Allendale, Inc. As novas informações continuam vagas e só trazem a notícia de que os avanços nas conversas entre China e Estados Unidos continuam, embora afirmem ainda que também "há muito trabalho pela frente". 

Novas rodadas de negociação deverão acontecer nos próximos dias por meio de uma videoconferência entre líderes dos dois países. 

Clima nos EUA

A temporada 2019/20 começa com condições climáticas desfavoráveis e preocupantes. As próximas semanas, de acordo com as últimas previsões, trazem muitas chuvas e até mesmo neve - ainda! - para o Meio-Oeste americano, principal região produtora do país. 

Na manhã desta segunda-feira (8), foram registradas tempestades se movendo pelo Vale do Rio Ohio, as quais são seguidas por um outro sistema trazendo mais precipitações nos próximos cinco dias, como mostra o mapa abaixo. A imagem é do NOAA e mostra que os acumulado neste período de 8 a 15 de abril podem variar 45 a 101 mm. 

EUA 5 dias

Veja mais detalhes e mapas com previsões estendidas no link abaixo:

>> EUA terão chuva em excesso e frio intenso nos próximos 15 dias

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário