Iowa tem condições melhores de plantio e sanidade das lavouras, relata Ginaldo

Atravessando o Meio-Oeste americano, o diretor do Grupo Labhoro, Ginaldo de Sousa, chegou ao estado de Iowa, no coração do Corn Belt e pôde registrar condições melhores do que os demais estados visitados até este momento.

Segundo o analista, as lavouras mostram uma sanidade melhor, principalmente no milho, já que o clima não castigou tanto a região. "O solo está úmido, mas não como vimos em Ohio, por exemplo", diz. Ginaldo lembra ainda que Iowa tem quase 100% do milho plantado, e a soja na reta final dos trabalhos de semeadura.
De acordo com os últimos números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reportados no final da tarde desta segunda-feira (17), o plantio do milho em Iowa já foi concluído em 98%, contra 93% da semana anterior. O número fica ainda em linha com os 100% de média e do ano passado.
Ao se comparar com Ohio, ainda como explicou Ginaldo, a diferença é muito expressiva. O estado tem apenas 68% do milho já semeado, enquanto eram 100% em 2018, bem como na média das últimas cinco safras.
E Ohio é, de fato, o estado com menor área plantada até este momento e isso pode ser verificado também na soja, onde há apenas 46% da oleaginosa semeada, contra 94% do ano passado e da média plurianual. Do mesmo modo, Iowa já tem 89% do plantio concluído. No entanto, há atraso em relação a 2018 - quando eram 99% - e da média dos últimos cinco anos - de 98%.
Hoje, às 10h (horário de Brasília), o Ginaldo Sousa fala com exclusividade ao Notícias Agrícolas direto de Minnesota. Acompanhe AO VIVO!
Abaixo, imagens de lavouras de Iowa enviadas pelo analista:


E veja ainda:
>> Safra está bem comprometida nos EUA e momento é oportuno para produtor do BR
>> Exclusivo: Ginaldo de Sousa (Labhoro) envia imagens do plantio norte-americano
>> USDA: Evolução do plantio de soja e milho dos EUA fica abaixo das expectativas do mercado
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto