China considera abrir portas para o farelo de soja do Brasil

Publicado em 24/09/2019 16:41

A China está considerando permitir importações do farelo de soja brasileiro, já que procura diversificar os fornecedores de um ingrediente chave para a alimentação de suínos, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

As autoridades chinesas visitaram recentemente as esmagadoras no Brasil como parte de uma viagem organizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque as negociações são privadas e estão nos estágios iniciais. Ninguém respondeu a um fax enviado à alfândega chinesa em busca de comentários. A Abiove não quis comentar.

Abrir a porta para o Brasil seguiria um arranjo semelhante feito com a Argentina no início deste mês. A China tem uma grande capacidade de esmagamento e geralmente prefere importar a soja e processá-la internamente. Mas, em meio à guerra comercial com os EUA, Pequim quer manter suas opções em aberto para fornecedores alternativos.

A medida também pode ajudar as relações bilaterais antes da visita do presidente Xi Jinping ao Brasil em novembro para a cúpula dos BRICS e chega em um momento em que a China está expandindo sua presença na América Latina.

Também pode ajudar a China nas negociações comerciais com os EUA, mostrando que o país pode obter a soja e seus derivados em outras localidades.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Bloomberg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário