Pesquisa explora predição genômica em soja

Publicado em 18/11/2019 08:56

Um estudo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), explorou aspectos ligados à aplicação de seleção genômica nas etapas iniciais de um programa de melhoramento de soja.

Segundo o autor, a predição genômica atua como método de seleção alternativo, no qual é possível predizer a produtividade de novas variedades de soja, que ainda não foram testadas a campo, com base em informações de variedades já testadas em anos anteriores. “Sendo assim, o objetivo desta pesquisa for explorar aspectos relevantes ligados à aplicação de seleção genômica nas etapas iniciais de um programa de melhoramento de soja”, explica.

A autoria é de Leandro de Freitas Mendonça, que teve orientação do professor Roberto Fritsche Neto.  Os resultados mostram que o uso dessa ferramenta traz benefícios aos programas de melhoramento, uma vez que foi possível descartar aquelas variedades com menor potencial produtivo logo nas primeiras etapas, evitado gastos desnecessários com a avaliação destas no campo. “Assim, as empresas podem focar seus recursos apenas nas cultivares com maior potencial, o que resulta variedades de soja com maior produtividade para os produtores ao final do processo”, destaca o pesquisador.

O trabalho teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior –Brasil (Capes) e da empresa GDM, que atua no desenvolvimento de novas cultivares de soja.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Esalq

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário