HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Paraná: Período crítico sem chuvas já passou e safra 19/20 deve se desenvolver sem maiores problemas

Publicado em 20/11/2019 14:23

LOGO nalogo

A região norte do Paraná foi a que mais sofreu com os impactos no atraso da estação chuvosa neste ano. Segundo dados da Oráculo Meteorologia, o atraso na regularização das chuvas foi de aproximadamente 40 dias. Muitos produtores da região norte e oeste do estado precisaram fazer o replantio da soja 2019/20 em consequência da falta de chuva. Apesar dos atrasos, as previsões indicam que o período mais crítico já passou e agricultores não enfrentarão mais problemas no desenvolvimento da safra.

Segundo os dados coletados pela Oráculo Meteorologia, no mês de outubro as chuvas se concentraram mais no sul do Paraná, porém os volumes ficaram abaixo do esperado em todo o estado, com valores de até 200 milímetros de precipitação a menos no Oeste e no Norte Pioneiro. "Apesar de na segunda quinzena de outubro ser registradas chuvas, não representou o início da estação chuvosa, que na média, ocorre por volta do início de outubro e este ano ocorreu em meados de novembro", afirma o meteorologista Tiago Robles.

Apesar do atraso na consolidação da estação chuvosa, os dados indicam que o cenário já é mais confortável em novembro. Segundo o meteorologista, as chuvas após a primeira semana já ultrapassaram a média em 50 a 100 mm em boa parte do estado. Os volumes, porém, continuam mais baixos para o norte e oeste do estado, faltando 50 milímetros para atingir a média para o mês. "Mas isso não será um problema, há previsão de chuva para os próximos dias que podem contribuir para que todo o estado do Paraná feche o mês com volumes acima da média", diz o meteorologista da Oráculo.

Tiago reforça ainda que o período crítico para de 2019/20 já passou. As previsões indicam que a partir do dia 25 as chuvas serão mais frequentes e até o momento não há indícios para risco de estiagem ou veranicos. "O produtor do Paraná pode ficar despreocupado. Mesmo com certa redução da frequência de chuvas, já que passa a chover no Centro-Norte, pelo menos uma ocorrência por semana será garantida, mantendo as condições favoráveis para o desenvolvimento", afirma.

Como consequência do atraso e replantio, alguns produtores poderão também atrasar o plantio do milho safrinha, que teria como data ideal entre janeiro e fevereiro. "Umidade não deve faltar, mas a frequência das chuvas pode trazer um ritmo mais lento para o plantio, no entanto, não há condições extremas previstas neste momento para que o produtor se preocupe", finaliza.

Veja o mapa de precipitação no estado do Paraná: 

Paraná Oráculo
Fonte: Oráculo Meteorologia

Para mais informações, acesse o site da Oráculo Meteorologia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário