Rio Grande do Sul registra estresse hídrico e avanço da ferrugem asiática na soja

Com a colheita de soja da safra 2020/21 atrasada em relação a anos anteriores, o registro do Rio Grande do Sul casos de estresse hídrico em algumas lavouras e avanço da doença ferrugem asiática, embora um resultado de pragas seja considerada Pequena, informou a Emater-RS nesta quinta-feira.
"A redução e até mesmo a ausência de chuvas em algumas regiões já deixa aparente o estresse hídrico da cultura em determinadas áreas. A presença de pragas é em geral baixa; no entanto, uma ferrugem asiática aumenta nas lavouras do Estado", disse em nota os técnicos do órgão ligado ao governo.
Os produtores gaúchos ainda não iniciaram a colheita da soja, devido a um plantio tardio marcado pela seca no início da temporada. No mesmo período da safra passada, os trabalhos estavam em 5% e a média histórica para esta época do ano é de ao menos 3%.
A maior parte da soja está em fase de enchimento de grãos (56%), um avanço de 2 pontos percentuais no comparativo semanal. Outros 15% estão na etapa de maturação, antes de 6% na semana anterior.
No milho, a colheita de verão avançou para 55% das áreas, ante 48% na semana passada. Os trabalhos superam tanto o mesmo período do ano anterior (54%), quanto a média histórica (47%).
"Nas áreas ao norte, a colheita está adiantada e menores produtividades. Já em regiões onde a cultura se desenvolve bem, as produtividades são excelentes", afirmou a Emater. No entanto, "muitas lavouras apresentam problemas de enfezamento", alertou.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto