USDA confirma compras de soja da China nos EUA depois de rumores na última semana

Os rumores de que a China teria comprado soja dos Estados Unidos na semana passada depois da despencada dos preços na Bolsa de Chicago se confirmaram e, nesta segunda-feira (21), o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) anunciou, depois de muitos meses, novas vendas da oleaginosa para a China e demais destinos.
O anúncio informou sobre a venda de 456 mil toneladas, sendo 336 mil toneladas para a China e 120 mil para destinos não revelados. Em ambos os casos, os volumes eram referentes à safra 2021/22. Na semana passada, os traders falavam em oito navios, o que resultaria em 480 mil toneladas.
Essa soja "deverá ser destinada às suas reservas, conferindo assim suporte aos preços na última sexta-feira", explicaram os analistas da Agrinvest Commodities.
Ainda assim, a demanda chinesa por soja preocupa. O ritmo, como explica a consultoria, ainda está bastante lento, com a "China ausente há oito semanas" em compras de soja da safra nova norte-americana, refletindo o momento ruim, de margens muito apertadas no esmagamento e de preocupações no setor da suinocultura.
0 comentário
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja