Agência de Proteção Ambiental dos EUA pode reduzir política de biocombustíveis; óleo de soja despenca

Publicado em 20/08/2021 16:03

Logotipo Notícias Agrícolas

Informações apuradas pela Agrinvest Commodities dão conta de que a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, na sigla em inglês) deverá recomendar à Casa Branca uma redução do programa de combustíveis nos Estados Unidos. Segundo a consultoria, o governo Biden ainda não confirmou a informação, porém, as especulações em torno do mercado de grão vai crescendo. 

"O governo vem sofrendo nos últimos meses uma forte pressão par a redução dos mandatórios de biocombustíveis e caso o fraço, teria que reduzir substancialmente o uso de grãos para fins industriais, principalmente a soja", explicam os especialistas da Agrinvest Commodities. 

Ainda de acordo com os analistas de mercado, o uso de óleo de soja na indústria norte-americana apresentou uma alta superior a 85% nos últimos cinco anos e hoje já alcança 5,22 milhões de toneladas. 

"Uma redução dos mandatórios desobrigaria as refinarias a misturar certa quantidade - ainda não definida - de biocombustíveis, o que se provaria mais um revés ao lado da demanda pelos grãos norte-americanos", esclarece a Agrinvest. 

A EPA, de acordo com a agência de notícias Reuters, tem buscado alinhar os mandatos com os níveis reais de produção, os quais caíram durante os picos da pandemia. No entanto, a agência ainda não comentou o assunto. 

Depois da notícia, os futuros do óleo de soja intensificaram ainda mais suas baixas na Bolsa de Chicago e terminaram o dia com perdas de mais de 5% no pregão desta sexta-feira (20). Os principais vecnimentos voltaram todos para menos de 60 cents de dólar por libra-peso. O recuo intenso do derivado foi mais um motivo de baixa para a soja em grão, que encerrou o dia com baixas de mais de 2%, recuando entre 27 e 29,25 pontos de queda e com todos os principais vencimentos abaixo dos US$ 13,00 por bushel. 
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

    Em resumo: o mundo é ecológico, desde que o agricultor pague a conta...

    3
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Leia o Código Florestal e procure entender que latifúndio no sul tem a mesma área de agricultura familiar na Amazonia

      4