Soja aprofunda baixas em Chicago em dia de aversão ao risco e perdas generalizadas
![]()
Os futuros da soja voltaram a recuar na Bolsa de Chicago no início da tarde desta quarta-feira (6). O mercado começou o dia com leves perdas, porém, perto de 13h20 (horário de Brasília), as cotações cediam enrtre 7,25 e 7,50 pontos nos principais vencimentos, com o novembro/21 voltando aos US$ 12,42 e o maio/22 para os US$ 12,72 por bushel.
O dia é de aversão ao risco nos mercados internacionais, com muita atenção sobre todos os problemas e ameaças causados pela crise energética. "Energia cara pode trazer um movimento de recessão", explica o analista de mercado Eduardo Vanin, da Agrinvest Commodities.
Recuam nesta quarta não só as commodities, mas bolsas e demais ativos no mundo todo. No Japão, o Índice Nikkei marcou suas mínimas em seis semanas. Em contrapartida, o dólar index apresentava uma alta de 0,57%, com os investidores migrando de ativos mais sensíveis para os mais seguros, como é o caso da moeda americana, o que puxa o índice dólar.
As tabelas abaixo, do CME Group, mostram o comportamento dos mercados e quase todos estão no vermelho, à exceção do trigo, do boi e do farelo de soja na Bolsa de Chicago.
![]()
Assim, também perto de 13h40, os futuros do petróleo perdiam mais de 2% e os gás natural, mais de 9%. Baixa nas energias, baixa também entre os óleos vegetais. Na Bolsa de Chicago, o derivado cedia mais de 1,3%, levando o contrato dezembro a 60,30 cents de dólar por libra-peso.
Entre os fundamentos da soja, o momento também é de pressão com o bom avanço da colheita americana e do plantio brasileiro. Os EUA já têm mais de 30% da área colhida, os índices de produtividade se apresentam dentro da média, enquanto pouco mais de 4% da área estimada para a oleaginosa já foi semeada, de acordo com estimativas das consultorias privadas.
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira