Soja: Comercialização evolui com lentidão no Brasil, indica Safras
A comercialização da safra 2020/21 de soja do Brasil envolve 89,2% da produção projetada, conforme relatório de SAFRAS & Mercado, com dados recolhidos até 8 de outubro. No relatório anterior, com dados de 1 de setembro, o número era de 85,9%.
Em igual período do ano passado, a negociação envolvia 98,4% e a média de cinco anos para o período é de 91,8%. Levando-se em conta uma safra estimada em 137,19 milhões de toneladas, o total de soja já negociado é de 122,39 milhões de toneladas.
No período, a comercialização evoluiu um pouco melhor, mas o total negociado da safra 20/21 ficou abaixo do percentual de igual período do ano passado e da média para o período. Os produtores seguem retraídos, negociando apenas o necessário durante os melhores momentos.
Safra 2021/22
As vendas antecipadas da safra 2021/22 estão atrasadas na comparação com o ano passado, mas perto da média de cinco anos. Levando-se em conta uma safra de 142,24 milhões de toneladas, SAFRAS estima uma comercialização antecipada de 28,1%, envolvendo 39,99 milhões de toneladas. No início de agosto, o número era de 25,6%. Em igual período do ano passado, o número era de 52,9% e a média dos últimos cinco anos é de 28,4%.
0 comentário
Níveis de rentabilidade da soja brasileira são os mais baixos dos últimos 20 anos, mas ainda positivos
Complexo Soja: Farelo perde mais de 1% em Chicago nesta 4ª feira e pressiona futuros do grão
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 4ª feira, já alinhando posições antes do final do ano
Soja tem dia de perdas intensas em Chicago, mas prêmios e dólar valorizados seguram preços no Brasil
Soja tem baixas de dois dígitos em Chicago nesta 3ª feira, com despencada do óleo e demais commodities
Sementes não certificadas avançam no Brasil e geram perdas expressivas e desafios à cadeia da soja