Argentina deve registrar menor área de soja em 15 anos com pressão da mão pesada do governo

Publicado em 29/10/2021 15:58 e atualizado em 31/10/2021 08:29

Logotipo Notícias Agrícolas

À vésperas do início efetivo da nova safra de soja da Argentina e de mudanças no Ministério da Agricultura do país, o presidente da Acsoja (Associação da Cadeia da Soja Argentina), Luis Zubizarreta, afirmou, em uma entrevista ao portal local Revista Chacra, que a área cultivada com a oleaginosa deverá voltar a ser reduzida nesta temporada, podendo ser a menor em 15 anos. "E vemos isso com muita preocupação, porque a Agentina tem que sair dessa crise produzindo mais", disse. 

Ao assumir o ministério em setembro, seu novo dirigente, Julián Domínguez chegou afirmando que uma de suas metas era levar a sojicultura argentina a alcançar a produção de 70 milhões de toneladas, dando um salto há muitos anos esperados por seus produtores. Afinal, tal meta já ventilou no agronegócio argentino há 10 anos. 

Leia mais:

+ Soja Argentina: Nova safra começa sob sombra de incertezas políticas e climáticas

Todavia, o presidente da Acsoja afirma que isso só será possível no momento em que o estado se tornar uma parceiro, efetivamente, do setor produtivo, se empenhando a garantir-lhe, principalmente, um regime fiscal que valorize a cadeira da soja. 

"É preciso lembrar que o principal parceiro da cadeia da soja é o Estado, e é o próprio Estado quem deveria buscar, desesperadamente, alternativas para melhorar a produtividade. E uma alternativa é diminuir o enorme fardo que tem, já que nos últimos 15 anos temos a responsabilidade de matar a galinha dos ovos de ouro, com um carga tributária impossível de sustentar, e da pior maneira", explicou Zubizarreta. 

De acordo com informações da Bolsa de Comércio de Rosário (BCR), a semeadura da nova safra de soja já começou e com bastante cautela. As previsões indicando mais um ano de La Niña trouxeram muita apreensão aos produtores argentinos, além de todos os outros problemas e desafios que têm que enfrentar. 

"Com algo entre 80 e 100 mm de umidade faltando nos solos, busca-se estabilidade de produtividade, optando por plantios mais tardios", informam os especialistas da bolsa. E para os próximos dias são esperadas chuvas de intensidades variadas, sem regularidade ou boa distribuição. E não só a baixa umidade, mas também preocupam as baixas temperaturas e assim, apenas 130 mil hectares foram cultivados com a soja na Argentina nos últimos dias. 

"De todas as formas, este ciclo parece mostrar mais cautela e menos ansiedade para plantar "o quanto antes" como em temporadas anteriores", mostra o informativo da BCR. 

ÚLTIMOS 20 ANOS

Um estudo feito pela bolsa mostrou o crescimento da participação da América do Sul na produção global de soja nas últimas duas décadas e destacou que o crescimento de área na Argentina dedicada à oleaginosa tenha acontecido, como se deu no Brasil e no Paraguai, foi bem mais contido. O incremento foi de 28% entre os campos argentinos. Mais do que isso, a pesquisa aponta que a área de soja, inclusive, tem sido reduzida nas últimas seis semanas. 

Assim, o levantamento indicou ainda que essa área menor cultivada com a commodity é um reflexo, principalmente, de uma migração dos produtores para o milho e da carga tributária muito elevada sobre a sojicultura argentina. 

"Consequentemente, há margens menores para a cultura da soja em muitas regiões que hoje optam por intensificar o cultivo do milho e do trigo, principalmente”, afirma a Bolsa de Rosário.

Os últimos 20 anos também mostraram um aumento na produção mundial de soja de 95%, com o volume colhido passando de 197 milhões de toneladas na safra 2002/2003 para 384 milhões estimadas para a conclusão da temporada 2021/22. Na América do Sul, o crescimento foi de 93,9 para 212,3 milhões de toneladas. São cerca de 63,8 milhões de hectares cultivados com soja na América do Sul, com a Argentina respondendo por 25%.

WhatsApp Image 2021-10-29 at 15.48.59
Gráfico: Bolsa de Comércio de Rosário

FUTURO

"Há um potencial enorme e a Argentina pode saltar rapidamente para 70 milhões de toneladas de produção, com algumas medidas inteligentes e sem impacto fiscal. Entendemos a necessidade urgente do país de arrecadar, mas aumentaria com uma taxa mais baixa e também com uma projeção de tempo para diminuir aquele peso tão grande. Essa quantidade maior de produção faria o Estado ter um benefício", afirma o presidente da Acsoja.

Além disso, lembrou que a demanda mundial por alimentos é forte e crescente e que a soja está no centro deste avanço, o que também exige bastante da Argentina, além de estimular todo seu potencial. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR

    FUTUROS DA SOJA NOS EUA SOBEM APÓS USDA RELATAR NOVOS ACORDOS DE EXPORTAÇÃO -- CHICAGO, 29 de outubro (Reuters) - Os futuros da soja na Bolsa de Valores de Chicago subiram na sexta-feira, apoiados pelos sinais de forte demanda de exportação. * Os futuros da farinha de soja fecharam firmes, mas os ganhos foram mantidos sob controle depois que o contrato de dezembro de referência atingiu a resistência na extremidade alta de sua faixa de Bollinger de 20 dias. Óleo de soja também subiu, com a compra de pechinchas observada após quedas em cinco das seis sessões anteriores. * Pelo terceiro dia consecutivo, o contrato futuro de soja de janeiro de referência da CBOT fechou abaixo do pico da sessão, depois de não conseguir manter o suporte acima da média móvel de 30 dias. * Exportadores privados relataram a venda de 132.000 toneladas de soja para destinos desconhecidos para entrega na campanha de comercialização de 2021/22, disse o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Vendas separadas de 222, 350 toneladas de soja para entrega durante períodos de tempo desconhecidos também foram relatados. * A soja CBOT janeiro fechou em alta de 3-1 / 2 centavos a US $ 12,49-1 / 2 o bushel. * O contrato futuro de soja mais ativo caiu 0,5% em outubro, sua sexta queda mensal consecutiva. A soja não caía por seis meses consecutivos desde 1998. * A farinha de soja de dezembro da CBOT subiu US $ 1,70 a US $ 332,60 a tonelada e a soja de dezembro da CBOT subiu 0,40 por cento, a 61,27 centavos de dólar por lb.

    4