AgRural: Plantio de soja e milho avança rápido, mas estiagem no RS segue no radar
O plantio da safra 2021/22 de soja chegou na quinta-feira (11) a 78% da área estimada para o Brasil, com bom avanço sobre os 67% de uma semana antes e mantendo vantagem sobre o ano passado, quando 70% da área estava plantada, de acordo com dados da AgRural.
Com os trabalhos praticamente finalizados ou muito próximos do fim nos estados de calendário mais antecipado, a semeadura agora se concentra no Rio Grande do Sul, onde o tempo mais seco segue preocupando os produtores, e no Matopiba, que tem registrado excesso de chuva em alguns pontos, mas onde o ritmo de plantio segue intenso.
Estresse hídrico no milho verão
Apesar do solo mais seco, o plantio de soja avançou rapidamente no Rio Grande do Sul na semana passada. Problemas de germinação, porém, poderão ocorrer caso não chova logo. Mas a maior preocupação dos produtores é com o milho verão. Em áreas plantadas mais cedo, que já estão em pendoamento, as lavouras dão sinais de estresse hídrico e precisam de chuva o quanto antes para evitar perdas de potencial produtivo.
A redução das chuvas também vem sendo sentida em Santa Catarina, no Paraná e em São Paulo. Nesses estados, porém, o plantio do milho verão é mais tardio e poucas áreas já estão em estádios reprodutivos. Até quinta-feira (11), 85% da área de milho verão estava semeada no Centro-Sul do Brasil, contra 75% uma semana antes e 82% um ano atrás.
0 comentário
Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS