Plantio de soja 2022/23 atinge 74% da área no Brasil; seca no Centro-Oeste preocupa
![]()
SÃO PAULO (Reuters) – O plantio de soja atingiu 73,9% da área projetada para a safra 2022/23, percentual que supera a média histórica, mas está abaixo do ano passado em meio a uma desaceleração dos trabalhos no Centro-Oeste por falta de chuvas, disse nesta sexta-feira a consultoria Pátria AgroNegócios.
A média dos últimos cinco anos para este período é de 61,8%, enquanto nesta época do ciclo anterior 78,1% das áreas já estavam semeadas, segundo o levantamento.
“A desaceleração do plantio é consequência da expansão da seca sobre o Centro-Oeste brasileiro. Clientes Pátria já alertam sobre a paralização da semeadura em partes de Goiás e Mato Grosso”, afirmou a consultoria em nota.
Segundo a Pátria, o retorno das chuvas é necessário para que as atividades de campo sejam restabelecidas.
Mais cedo, nesta sexta-feira, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) informou que o plantio de soja em Mato Grosso atingiu 96,17% da área projetada para a safra 2022/23, avanço semanal de 2,60 pontos percentuais.
O ritmo manteve atraso na comparação com o mesmo período da safra passada, com uma diferença de 3,35 pontos percentuais para um ciclo que foi dos mais rápidos no Estado que é o maior produtor de soja do Brasil, disse o instituto ligado a produtores.
(Reportagem de Nayara Figueiredo)
0 comentário
USDA informa venda de soja para o Egito nesta 5ª feira
Se MT fosse um país seria o terceiro maior na produção de soja do mundo
Safra de soja do Paraguai pode bater recorde conforme colheita entra na fase final
Com possibilidade de novas greves na Argentina, farelo sobe mais de 1% em Chicago e soja acompanha
Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR
Colheita da soja começa na região de Cascavel/PR com projeção de altas produtividades