INTERNACIONAL: Monsanto pode perder tentativa de interromper as importações argentinas de soja
Publicado em 09/03/2010 11:43
e atualizado em 09/03/2010 15:38
A Monsanto, maior companhia de sementes do mundo, não pode contar com uma patente europeia para a soja e assim bloquear as importações de farelo de soja argentino, disse um assessor da União Europeia.
A patente europeia para a característica que torna a soja mais resistente a herbicidas não se estende ao farelo de soja de sementes patenteadas, explicou Paolo Mengozzi, advogado do Tribunal de Justiça Europeu.
A Argentina, terceiro maior exportador de soja depois do Brasil e Estados Unidos, é um dos poucos países onde a Monsanto não detém a patente das sementes resistentes a herbicidas. A decisão da patente europeia pode autorizar a empresa a bloquear as importações argentinas de farelo de soja e produtos relacionados.
Mesmo não podendo atuar com essa patente na Argentina, a Monsanto compensa com o uso das patentes em outros países, como o Brasil, graças a acordos com agricultores. Em 2008, 68,5% das exportações de soja e de produtos de soja da Argentina foram para os Estados Unidos, segundo informações da Bolsa de Cereais de Rosário.
Tradução: Carla Mendes
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Bloomberg
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira