50% do valor da saca de soja é tributo

Publicado em 12/05/2010 08:55
“Os impostos estaduais e federais sobre adubos, insumos, agrotóxicos, combustíveis e máquinas agrícolas, representam forte impacto sobre a produção agrícola”. Dados apurados pelo setor, indicam que de cada saca de soja produzida por exemplo, com valor médio de 33 reais e 50 centavos, tem incidência média de 50 por cento apenas em tributos, o que significa custo de mais de 16 reais. Enquanto no Brasil essa carga tributária dificulta qualquer percentual de lucro para os agricultores, em muitos Países há subsidios e outras formas de incentivos. Mesmo assim, com a chegada do período ideal para plantio da safra de inverno, a maioria dos agricultores da região já está preparando as lavouras com plantio de trigo, aveia e outras cultivares.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Rádio Progresso de Ijuí

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Flávio Pompei Uberaba - MG

    É saudável que todo setor agrícola comece tomar consciência da imoralidade tributária (que chamam de sistema tributário) "nunca antes vista na história desse país", mas o mais impolrtante é o que faremos em outubro próximo. SE votarmos nos PeTralhismo, essas PeTralhices (peraltices dos Petistas) continuarão com a Patrícia do VPR 8 da década de 60 e 70, hoje conhecida como a candidata do Lula. A solução, portanto, continua onde sempre esteve: nos votos de todo o setor agrícola. Se escolhermos errado continuaremos o nosso "choro tradicional" que nada resolve. As alternativas começam com nossa mudança de atitude, de passiva para ativa, de assistentes para protagonistas, de "saco de pancadas" para participantes. Auguro que dessa vez atuemos com mais vigor para nos livrarmos da "camarilha do Dirceu e Cia." Boa engajamento e boa sorte, porque precisaremos dela...

    0
  • Marcio Antonio Cezarotto Santarém - PA

    Não sei como seria possível organizar a cadeia, mas teria regular a remuneração, nem que para isto jogasse-mos no lixo o excedente da produção quando esta justifica queda nos preços. Voluntriamente os produtores jamais fariam então, fica assim, vítimas do próprio veneno.

    0
  • Adilso Bellaver Toledo - PR

    Realmente é impressionante. O agricultor vendo que não dá lucro, mesmo assim planta. Na safra passada, em minha região o trigo teve uma boa produção e mesmo assim mal pagou os custos. É hora de não plantar nada no inverno, desta forma deve haver falta de produto e provavelmente melhora de preços. Será que vale a pena correr tantos riscos em culturas de inverno para ter tão pouco retorno? Na minha opinião é melhor garantir no bolso o investimento e retorno feito no verão deque correr o risco de ter prejuízo no inverno.

    0