USDA: Traders em Chicago apostam mais no trigo e no milho do que na soja

Publicado em 10/09/2010 07:30 e atualizado em 10/09/2010 09:24
Clique aqui para ampliar!

Comentário:

Nesta quarta-feira, oito de setembro de 2010, as cotações futuras de soja relativas aos três primeiros vencimentos fecharam com leves perdas, na Bolsa Mercantil de Chicago (CME), conforme a tabela acima. Estima-se que os fundos de especulação tenham vendido cerca de 3.000 lotes futuros (408.000 toneladas) de soja. O recuo das cotações futuras de soja ocorreu a despeito de o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) ter anunciado que nesta data foi efetuada a venda de 60.000 toneladas de óleo de soja norte-americano destinadas à China (além da venda já anunciada na quarta-feira de mais de 90 mil toneladas dessa commodity também para a China e para outros destinos internacionais).

Em Chicago, a atividade de fundos de especulação como compradores de lotes futuros de trigo e de milho acabou incentivando traders especialistas em operações de spread a simultaneamente posicionar-se em compras futuras desses dois grãos versus vendas futuras de soja. Nesta data, predominou a opinião de que os relatórios que o USDA divulgará na sexta-feira apresentarão dados com melhores chances de influenciar respostas altistas de parte dos preços futuros de trigo e de milho do que de parte das cotações futuras de soja.

Tal opinião fundamenta-se no alegado motivo de que na atual conjuntura as produtividades norte-americanas de soja estariam sujeitas a maior incerteza do que as produtividades do trigo e do milho, nos EUA. Para o SojaNet esse motivo parece fraco, pois a incerteza em mercados futuros é tradicionalmente relacionada à maior volatilidade, com possibilidades de desdobramentos traduzidos seja em ganhos expressivos, seja  em perdas expressivas, com respeito às respectivas cotações futuras.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
SojaNet

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário