Soja apresenta a melhor cotação em quatro meses

Publicado em 05/11/2010 08:28
Aquecido, preço do grão chegou a US$ 12,6475 por bushel em Chicago.
Puxada pela alta dos preços das commotidies agrícolas, a soja atingiu nessa quinta, dia 4, o maior valor na Bolsa de Chicago (EUA) dos últimos quatro meses. A valorização do grão no Exterior reforça o cenário favorável do cultivo do produto.

O desempenho da soja na bolsa americana deve-se à desvalorização da moeda norte-americana em decorrência do anúncio pelo Federal Reserve (banco central dos EUA) de um plano de compra de títulos do Tesouro, que deverá aumentar o volume de dinheiro em circulação no país. Nessa quarta, o preço do grão chegou a US$ 12,6475 por bushel em Chicago.

Para os sojicultores brasileiros, o preço poderia estar ainda melhor, não fosse a desvalorização do dólar.

– Ao perder valor, a soja norte-americana fica mais competitiva no cenário exportador – explica Flávio Roberto de França Jr., diretor de produto da Safras & Mercado.

De acordo com o analista financeiro, a alta da soja nos últimos meses é sustentada também pela redução da área de plantio nos Estados Unidos, em cerca de 500 mil hectares, e a expectativa de La Niña na América do Sul, com a possibilidade de quebra de safra.

No Rio Grande do Sul, a cotação aquecida na bolsa americana aumenta o valor da saca de soja no mercado gaúcho, e incentiva os produtores a comercializar a safra que começou a ser semeada de forma antecipada, embora não seja uma prática comum no Estado.

– Para quem está plantando, é o momento ideal de comercializar o produto e garantir preço – acredita o presidente da Associação Brasileira de Agronegócio no Estado (Abag), Antônio Wünch.

De acordo com o dirigente, nas regiões das regiões das missões e do noroeste, cerca de 10% da safra já foi semeada. Deverão ser cultivados no Estado com a oleaginosa cerca de 4 milhões de hectares.

O otimismo, porém, é visto com apreensão diante da possibilidade de estiagem nos próximos meses, devido à presença do fenômeno La Niña. O presidente da Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul (Aprosoja/RS), Pedro Nardes, lembra que nos últimos 10 anos a rentabilidade das lavouras de soja foi afetada de alguma forma por adversidades climática

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Zero Hora

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário