Produtores de soja enfrentam “La Nina” no Centro-Oeste

Publicado em 22/11/2010 06:32
A demora no estabelecimento regular das chuvas está atrasando o plantio da safra de soja 2010/2011 na região Centro-Oeste, o que pode significar uma colheita menor e também a demora para o produto da nova safra chegar ao mercado. Além disso, o atraso do plantio da soja poderá provocar consequências para a segunda safra de milho, com a redução da área plantada com essa cultura.

De acordo com os engenheiros agrônomos Sebastião Pedro da Silva Neto e Fernando Antonio Macena da Silva, pesquisadores da Embrapa Cerrados (Planaltina – DF), a demora na regularização das chuvas este ano é reflexo do fenômeno “La Nina”, que se caracteriza pelo resfriamento das águas na região do Pacífico Equatorial e favorece a ocorrência de chuvas acima da média no Norte e Nordeste e déficit pluviométrico no Sul do Brasil.

“O plantio de soja está com 20 pontos percentuais de atraso no Estado de Mato Grosso, que é o maior produtor de soja do Brasil”, destaca Silva Neto. Segundo ele, até o fim de outubro o plantio havia atingido 31,1% da área total de 6,24 milhões/ha previstos para a safra 2010/2011, enquanto no mesmo período do ano passado havia atingido 51,1% do total de 6,20 milhões/ha. Os dados são do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Macena explica que o plantio de soja precoce no Centro-Oeste já está prejudicado, o que fará com que a nova safra de soja proveniente do Brasil demore mais a entrar no mercado mundial. “Com isso os consumidores asiáticos, principalmente a China, ficarão mais dependentes da safra norte-americana que está sendo colhida”, destaca o pesquisador.

Cuidados - Para não perder a melhor data de plantio, os agricultores se arriscam a plantar mesmo que o solo ainda não tenha recebido a quantidade suficiente de chuva, afirma Silva Neto. Por isso, segundo ele, é preciso adotar cuidados adicionais. “Para enfrentar a escassez hídrica em algumas regiões, é recomendável o tratamento de sementes com fungicidas, o que permite o melhor estabelecimento da população de plantas.”

Além disso, ressalta Macena, pode-se alternar épocas de plantio com cultivares de diferentes grupos de maturidade. Ele recomenda que o produtor inicie o plantio com sojas precoces, continue com cultivares de ciclo médio e gradativamente até terminar com sojas de ciclo tardio. “Isso evita que toda a lavoura entre no período de floração na mesma época e fique vulnerável a longos períodos de estiagem em fases críticas da cultura.”

As cultivares de soja da Embrapa mais comercializadas pela rede de licenciados e parceiros da Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília – DF) em Mato Grosso foram a BRSMT Pintado e a BRS Jiripoca (convencionais); e a BRS Valiosa RR e BRS Favorita RR (transgênicas). As duas últimas também foram as preferidas pelos produtores de Goiás. Em Mato Grosso do Sul, a preferência ficou com as convencionais BRS 239 e BRS 285 e com as transgênicas BRS 245RR, BRS 246RR, BRS 291RR e BRS 292RR. Para o próximo ano, a expectativa é com o lançamento das cultivares BRS 318RR, BRS 319RR e BRS 320, que serão ofertadas a partir da safra 2011/2012.

Mercado - Para Silva Neto e Macena, os produtores do Centro-Oeste devem planejar suas vendas de modo a aproveitar as altas de preços em função das incertezas climáticas provocadas por “La Niña”. Uma estratégia interessante pode ser a realização de vendas antecipadas, aproveitando os picos de preço que deverão ocorrer ao longo da safra 2010/2011 e deixando uma parte da soja para vender após a colheita. Isso porque, se as incertezas climáticas se confirmarem, os preços podem subir ainda mais no primeiro semestre de 2011.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agora MS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário