Oriente Médio continua pressionando e soja volta a fechar em baixa

Publicado em 24/02/2011 18:47 e atualizado em 24/02/2011 19:21
A soja encerrou a quinta-feira em campo negativo na Bolsa de Chicago. Mesmo exibindo uma leve recuperação no meio da sessão, os preços sentiram a pressão dos conflitos no Oriente Médio e também das estimativas de produção maior no Brasil e na Argentina. 

Diante desses fatores, as cotações aumentaram parte dos ganhos, a aversão ao risco ficou mais expressiva e acabou fechando a sessão com uma leve baixa. 

Para o analista de mercado da XP Investimentos, Ricardo Lorenzet, o mercado se mostrou, mais uma vez, interessante, recuperando-se muito em relação às mínimas frente a um forte fluxo de compras comerciais e técnicas.

Confirmando essa tendência de delicadeza para os futuros dos grãos, o milho e o trigo também fecharam no vermelho. No caso do trigo, a perda registrada foi mais de 15 pontos. 

Segundo o analista de mercado da Cerealpar, Steve Cachia - que está em Malta, ilha europeia que vem servindo de ponto estratégico para o resgate de estrangeiros que estão na Líbia - o conflito que acontece na Líbia pressiona os preços por conta dos investidores deixando. A alta do petróleo deveria estimular uma alta nos preços de derivados, como o óleo de soja e o etanol, entretanto, o resultado tem sido o oposto. "Os fundos de investimentos saem do mercado apesar de fatores de oferta e demanda", explica Cachia. 

O analista diz também que as cotações ainda se encontram em uma fase de ajustes, e vão se ajustando a medida que vão recebendo as informações do andamento dos protestos no Oriente Médio e norte de África. 

Entretanto, Cachia diz que, nos próximos anos, os países que hoje estão sob tensão, o poder aquisitivo dos mesmo só tendem a crescer e o primeiro investimento, certamente, será em alimentos. Essa demanda deverá ser mais um fator de alta para os preços.

A expectativa do analista, frente a isso, é de que os preços voltem a subir e sigam essa tendência. "Mesmo com o aumento de área e produção nos EUA, a oferta continuará comprometida e os fundamentos continuam altistas para as commodities agrícolas", enfatiza. 

Cachia orienta os produtores a tomarem atenção ao mercado interno apesar das boas expectativas. Mesmo com a reação em Chicago, as cotações podem não acompanhar a alta, em função de uma pressão sazonal do início da colheita no Brasil. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário