Grãos: Consumidores voltam às compras; soja sobe quase 50 pts

Publicado em 17/03/2011 11:03 e atualizado em 17/03/2011 15:06 1344 exibições
Os futuros dos grãos negociados em Chicago encerraram o pregão noturno desta quinta-feira com expressiva alta e estendem seus ganhos para a sessão diurna. O milho opera no limite de alta, e a soja e o trigo com quase 50 pontos de alta. 

Os preços tornaram-se novamente atrativos para os importadores e consumidores finais depois da  reação negativa que o mercado financeiro registrou após o terremoto e o tsunami que atingiram o Japão, que acabou resultando em uma fuga dos investidores para ativos mais seguros em relação às commodities. 

Os consumidores de grãos estão tirando vantagem do recuo das cotações para fazer compras com o intuito de garantir suas necessidades para o restante da temporada 2010/11. As informações são da consultoria europeia Agritel.

"Os usuários finais aumentaram suas aquisições depois dessa desvalorização do mercado e agora isso está contribuindo para uma nova alta dos preços. Entretanto, essa recuperação pode ter vida curta já que os investidores continuam apreensivos com a intensidade real que o impacto do  terremoto no Japão possa ter no mercado", disse Han Sung Min, um trader da Korea Exchange Bank Futures.

Além dessa volta dos compradores, no caso da soja, o mercado - que encerrou a sessão noturna acima dos US$ 13 por bushel - também resolveu precificar a quebra na safra brasileira por conta das chuvas e também a previsão da redução do plantio na China.

Paralelamente, o temor frente a uma catástrofe nuclear gerado pela situação da usina de Fukushima limita o avanço dos preços, uma vez que a aversão ao risco ainda pode pesar sobre as commodities.

Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário