China é grande cliente da soja de Mato Grosso

Publicado em 15/04/2011 10:31

Sessenta e dois porcento da soja mato-grossense exportada tem a China como destino. O mercado chinês consome cerca de 5,4 milhões de toneladas da oleaginosa por ano. Esse volume representa 28% do total produzido no Estado, que na safra 2010/2011 vai colher cerca de 20 milhões de toneladas, número recorde no Estado. Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e apontam ainda que o faturamento de Mato Grosso com as exportações de soja para a China somaram US$ 2 milhões em 2010.

Segundo o presidente da Aprosoja, Glauber Silveira, é preocupante a dependência econômica do mercado chinês, que está demandando mais alimentos, principalmente soja. "Seja para a alimentação humana ou para o uso do farelo da oleaginosa na criação de animais". Na avaliação de Silveira, o Estado tem condições suficientes para abastecer qualquer aumento de demanda.

A China tem participação de 54% nas exportações brasileiras, com 13,643 milhões de toneladas registradas em 2010.

Evento - O 6º Circuito Aprosoja, lançado nesta quinta-feira (14) em Cuiabá, reuniu especialistas nacionais e internacionais para comentar sobre a soja e as relações com mercado, tecnologia, comunicação, logística e outros pontos relevantes ao setor com intuito de planejar a safra 2011/2012. O evento percorrerá 20 municípios mato-grossenses com datas programadas para até o próximo mês. Além disso, pela primeira vez, será realizado em mais 5 estados: Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Bahia. Durante o lançamento, estiveram presentes representantes do setor, lideranças estaduais e federais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
A Gazeta

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário