Em dia de forte volatilidade, soja fecha em alta na CBOT

Publicado em 25/04/2011 16:24 e atualizado em 25/04/2011 17:31 944 exibições
Apesar do fechamento em terreno positivo no pregão noturno, a soja enfrentou uma sessão diurna de bastante volatilidade na Bolsa de Chicago nesta segunda-feira. Porém, a oleaginosa conseguiu manter seu fôlego e fechou em alta. O vencimento maio encerrou o dia com 9 pontos de alta, cotado a US$ 13,89 por bushel.

O cenário para a soja se mostra um tanto complicado nestes últimos dias. De um lado, pressionam os preços a fraqueza da demanda chinesa e o risco de aumento de área em relação ao milho nos Estados Unidos.

Porém, na outra ponta, os grãos continuam atraindo fluxo especulativo, o que impede uma realização de lucros mais expressiva por parte da oleaginosa após os fortes ganhos da semana passada.

"O mercado não está assimilando bem a questão da demanda da Ásia, e com este clima adverso nos Estados Unidos, a situação fica ainda mais complicada", explica o analista de mercado Ricardo Lorenzet, da XP Investimentos.

Sendo assim, diante destes fatores, o que sustenta as cotações da soja é o movimento dos grãos, que seguem avançando em Chicago em função das condições climáticas desfavoráveis tanto para o milho quanto para o trigo.

Ainda de acordo com Lorenzet, a soja conseguiu se recuperar no fechamento - depois de leves quedas registrada durante o diurno - especialmente em função do rally no mercado do farelo, que encontrou suporte em compras técnicas.

O milho e o trigo também fecharam o dia em alta na CBOT. Os futuros do cereal se sustentaram no clima frio e úmido que impede e atrasa o plantio nos Estados Unidos. Já o trigo encontrou suporte em uma seca que castiga as lavouras norte-americanas deu impulso às cotações que chegaram a atingir novas máximas em mais de 9 semanas na Bolsa de Chicago.

Não só os Estados Unidos, como a China, o Canadá e alguns países da Europa também sofrem com a estiagem, a qual compromete os índices de produtividade nesses países.

Veja como ficaram as cotações dos grãos no fechamento desta segunda-feira:

>> SOJA


>> MILHO

>> TRIGO

Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário