Soja 11/12: Vendas antecipadas avançam em maio

Publicado em 06/05/2011 08:01
Sustentadas nas boas cotações da Bolsa de Chicago e nos preços internos, as vendas antecipadas de soja da safra 11/12, em Mato Grosso, continuam aceleradas e atingem 14% da produção estimada, mesmo ainda faltando cinco meses para o início da temporada de plantio do novo ciclo, que começa a partir da segunda quinzena de setembro. Os números fazem parte do último levantamento realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e não levam em conta a comercialização que tem por base a troca por insumos. Na safra 10/11 este percentual foi atingido em julho de 2010, dois meses antes do início do plantio.

Na safra atual 10/11, este mesmo percentual foi constatado somente 70 dias antes do início da colheita, por volta do mês de novembro. Os valores médios dos contratos firmados no Estado compreendem preços em torno de US$ 21 a saca, com entrega programada no período da colheita.

Com bons preços e de olho no longo prazo, os sojicultores de Mato Grosso também negociaram parte dos insumos necessários para o plantio da próxima safra: 66% das sementes (40% à vista), 68% dos fertilizantes (40% à vista) e 52% dos defensivos (5% à vista). De acordo com o Imea, essa comercialização adiantada evidencia a estratégia de minimizar riscos.

Segundo ainda os analistas, a venda física de soja também está mais avançada na safra 10/11, se comparada aos dois últimos anos, com a comercialização atingindo 81% da produção de mais de 20 milhões de toneladas. Nas safras anteriores, os percentuais de venda eram, respectivamente, de 73% e 70% nesta época do ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário