Duas novas variedades de soja convencional entrarão no mercado este ano

Publicado em 30/05/2011 10:04
Duas novas variedades de soja convencional desenvolvidas em Minas Gerais vão entrar no mercado este ano. A novidade é que foram desenvolvidas especialmente para a alimentação humana. Duas mil pessoas experimentaram e 90% aprovaram o sabor, que lembra o feijão.

Na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Página (Epamig), em Uberaba, um estudo de melhoramento genético para a soja vem nos últimos 10 anos buscando produtos diferenciados. Desde 2004, a alimentação humana ganhou destaque com uma parceria com Embrapa e Fundação Triangulo.

A pesquisa trabalha principalmente com material genético com ausência de uma enzima, a lipoxigenase , que determina o sabor original da soja que desagrada o paladar da maioria dos brasileiros. Mas só isso não basta, as variedades têm que ser viáveis economicamente.

A soja tem que agradar produtores e consumidores. Nesta busca foram selecionadas apenas duas que se destacaram e vão entrar no mercado ainda este ano. Cada uma tem um destino na culinária brasileira, a marrom para pratos quentes e a amarela para saladas e sucos.

– É um trabalho que você tem que ter características do campo na planta, que tem que ser produtiva, adaptada ao ambiente, resistente às principais doenças e ter a qualidade do grão pra alimentação, que é o sabor agradável, a aparência do grão. O amarelo é inteiro amarelo e o marrom é inteiro marrom, uma aparência bonita, tamanho do grão – explica a pesquisadora da Epamig Ana Cristina Juhasz.

Entrar no mercado é também um desafio. Este ano os consumidores vão poder encontrar nas prateleiras as duas variedades. A quantidade ainda é pequena, cerca de 400 toneladas. Foi criada uma marca, Soja de Minas, que vai acompanhar o resultado da pesquisa da porteira pra fora.

– A soja tem todas as características para a alimentação humana, porém o mercado não conhece isso. Então através de uma parceria com APL, de biotecnologia, com o apoio do Sebrae e da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, foi criada esta marca com o objetivo exatamente de dar uma marca para estas sojas especiais, desenvolvidas aqui em Minas Gerais. É como se fosse um selo de garantia de que é uma soja desenvolvida para alimentação humana – explica o difusor de Tecnologia da Epamig, Reginério Soares de Faria.

Para abrir o mercado, uma das frentes de trabalho é o projeto piloto em Uberaba que vai colocar, a partir do segundo semestre deste ano, esta soja na merenda escolar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Canal Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário