Fiscais reforçam combate à ferrugem asiática em Mato Grosso

Publicado em 06/07/2011 09:03
Em Sorriso, na principal região produtora do grão, as fiscalizações já começaram.
A menos de três meses para o início do cultivo da soja em Mato Grosso, produtores rurais e entidades reforçam o combate preventivo à ferrugem asiática. Em Sorriso, na principal região produtora do grão, as fiscalizações já começaram.

A colheita das lavouras de milho safrinha é o centro das atenções dos agricultores do médio-norte de Mato Grosso. Mas nas áreas em que não houve cultivo durante o inverno, o foco é outro. No dia 15 de junho foi iniciado o vazio sanitário da soja. Durante 90 dias fica proibida a existência de plantas vivas da oleaginosa em campos comerciais.

O cumprimento desta medida é obrigatório. A fiscalização é feita pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), que visita as fazendas. Só em Sorriso, onde as lavouras de soja ocupam cerca de 600 mil hectares a cada safra, 20% das propriedades devem ser visitadas. A meta é percorrer 80 fazendas por mês.

Segundo o fiscal agropecuário do Indea-MT, Itamar da Silva Nascimento, ao encontrarem plantas tigueras, notificam o produtor e concedem prazo de 10 dias para que sejam destruídas. Caso o produtor não cumpra a medida, é multado.

Na última safra foram registrados apenas 50 focos de ferrugem asiática nas lavouras de Mato Grosso. Quantidade bem inferior à contabilizada no ciclo 2009/2010, quando foram notificadas 624 ocorrências.

Esta redução é consequência direta da conscientização do produtor rural, que cumpriu rigorosamente o período de defeso e ampliou as ações preventivas de combate à doença. Mesmo assim quem está no campo apoia as ações dos fiscais.

O agricultor Hernandes Piccoli plantou 420 hectares de milho safrinha e deve cultivar 950 hectares de soja. Como já sofreu prejuízos provocados pela ferrugem ele reconhece a importância do vazio sanitário e demonstra que o produtor rural está cada vez mais consciente da necessidade de cumprir as medidas preventivas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Canal Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário