Produção de soja não transgênica em MS vem sendo debatida

Publicado em 14/07/2011 07:32
Especialistas, produtores e representantes da cadeia produtiva vem debatendo a produção de soja não transgênicas em Mato Grosso do Sul. As reuniões vêm proporcionando debates que possibilitem identificar as oportunidades e os desafios relacionados a criação de uma associação de produtores de soja não transgênica.

O cultivo de variedades de soja convencional no Estado representaria uma nova oportunidade para os produtores da região, tanto no sentido de ampliarem suas opções de escolhas de variedades a serem produzidas, quanto em relação aos aspectos positivos desse tipo de produção relacionadas ao desempenho (boa produtividade, estabilidade, tolerância a doenças, boa adaptabilidade a região) e ao mercado (preço/bonificação ou ainda como alternativa de agregação de valor).

Porém, ainda existem alguns aspectos que demandam reflexão antes de iniciar o cultivo de soja convencional no MS. Aspectos relacionados à certificação, segregação e logística são fundamentais para que esse tipo de cultivo seja viabilizado com rentabilidade superior e valor agregado.

Para debater esses e outros aspectos relacionados a essa temática, duas reuniões já foram realizadas em junho em Mato Grosso do Sul. A primeira aconteceu no dia 9, em Dourados, na Embrapa Agropecuária Oeste e a segunda, no dia 30, em Campo Grande, na Famasul. As reuniões estão sendo realizadas pela Fundação MS, Embrapa Agropecuária Oeste e Embrapa Soja, Famasul, Aprosoja MS, Abrange e Fundação Chapadão e reúnem pesquisadores e produtores de sementes e grãos de soja, dirigentes de cooperativas, entre outros interessados na produção de soja convencional em Mato Grosso do Sul.

O engenheiro agrônomo e diretor técnico da Abrange (Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados), Ivan Paghi, fez uma apresentação sobre a situação da área atual cultivada com soja convencional, do mercado nacional e internacional. Ele falou ainda sobre a importância da associação para organização da cadeia produtiva e da busca de soluções para os problemas regionais, antes do inicio do cultivo, especialmente no que tange a certificação, segregação e logística, entre outros.

Novos encontros serão realizados com o objetivo de ampliar o debate, fomentar o planejamento e estabelecer ações iniciais que possibilitem a viabilização do cultivo de soja convencional em Mato Grosso do Sul.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agora MS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário