Soja opera com leves ganhos com previsão de chuva para os EUA

Publicado em 23/08/2011 12:02
As más condições do clima no EUA têm mantido firmes os preços dos grãos em Chicago. A soja seguiu o ritmo do fechamento e abriu o pregão diurno desta terça-feira na CBOT com os preços voltando ao patamar dos US$14 por bushel, registrando alta de 3 pontos no vencimento março/2012 por volta das 11h45 (horário de Brasília). O milho e o trigo também abriram com ganhos de 5 e 11 pontos, respectivamente, nos principais vencimentos. Apesar dos ganhos, a abertura do pregão é tímida em relação ao noturno, quando a oleaginosa operou com até 10 pontos de alta.

De acordo com analistas, a explicação para o início morno está na possibilidade da ocorrência de chuvas nas áreas mais secas de Illinois e Indiana, previstas para esta semana.  Segundo metereologistas, o sistema que atingiu Minnesota e Iowa irá caminhar em direção à porção leste do cinturão de produção do país.

As temperaturas muito altas e a falta de chuvas nos EUA voltaram a provocar a queda no somatório bom/excelente das lavouras de soja e milho. De acordo com o relatório de acompanhamento de safra que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou no fim da tarde de ontem, as melhores plantações de soja do país batiam recordes e registravam o menor número dos últimos cinco anos, com  apenas 59% da área emergida. No mesmo período do ano passado, este número era de 66%.

No caso do milho, as lavouras em boas condições sofreram uma redução de três pontos percentuais e foram de 60% da última semana para 57%. No ano passado, nessa mesma época, o índice era de 70%. A média dos últimos cinco anos é de 64%.

O que se espera agora é que o departamento reporte novos cortes em suas estimativas para a produção, a produtividade e os estoques finais nas safras de soja e milho do país, condições que devem continuar sendo o principal suporte para as cotações.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário