Grãos: Volatilidade marca os negócios na Bolsa de Chicago

Publicado em 25/08/2011 12:07 e atualizado em 25/08/2011 14:29

Na bolsa de Chicago, a volatilidade marca o dia nesta quinta-feira. Depois da queda dos preços ocasionada pela realização de lucros no início da sessão diurna, os preços passaram para o campo positivo de forma rápida por volta das 13h15, (horário de Brasília). Porém, as 14h03, os preços já operavam no terreno vermelho novamente.

A sustentação veio das incertezas em relação ao futuro da safra norte-americana. A grande preocupação é com a seca que atinge grande parte dos estados de Illinois e Indiana.

Por volta das 13h43, horário de Brasília, os contratos futuros da soja operavam com 2,75 pontos de alta para o vencimento setembro 2011. O mesmo contrato para o milho avançava 0,50 e o trigo 9,50 pontos.

O início da sessão diurna em Chicago foi de queda para o complexo de grãos. A soja operava às 11h53 (horário de Brasília) com cinco pontos de baixa no contrato janeiro 2012. Também no vermelho, o milho operava com perda de 1 ponto nos principais vencimentos. Já o trigo, trabalhava no misto.

Segundo analistas, a oleaginosa começou ontem a realizar os lucros de 9% da segunda semana de agosto e deve seguir na mesma direção nesta quinta-feira.

De acordo com o operador de mesa da Terra Futuros, Flávio Oliveira, os fundamentos são positivos e a realização de lucros é natural devido às fortes altas dos últimos dias.

As especulações sobre o pronunciamento do presidente do Federal Reserve (Banco Central norte-americano), Ben Bernanke, também têm alimentado o clima de desconfiança quanto a economia mundial. Segundo analistas, existe a possibilidade de Bernanke anunciar mais um pacote de ajuda monetária aos EUA. A medida seria positiva para os grãos, pois mais dólares no mercado levariam a moeda americana a se desvalorizar e consequentemente, elevariam os preços das commodities. No entanto, o pacote sinalizaria também a dificuldade da economia americana em ganhar fôlego, o que pode influenciar as cotações.

Clima nos EUA

As tempestades que atingiram a porção leste do Corn Belt dos EUA, não foram suficientes para as áreas mais afetadas pelas secas. Apenas uma faixa que vai do centro-leste ao nordeste de Indiana foi beneficiada pela umidade. De acordo com metereologistas, os mapas de monitoramento mostram alguns pontos de umidade em Illinois, mas com acumulados modestos.

Segundo o instituto de meteorologia Freese-Notis Weather, os pontos mais secos de Illinois continuam sem receber uma boa chuva desde o dia 27 de junho. A previsão é de que no período de 6 a 10 dias Illinois e Indiana na devem receber chuvas substanciais.

As preocupações com as lavouras de soja no Meio-Oeste dos EUA ainda sustentam as cotações. Já as de milho do país indicaram nesta semana números menores do que os verificados no mesmo período do ano anterior.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário