Soja: Produtor optou por comercialização antecipada

Publicado em 31/08/2011 15:01
Levantamento realizado no mês de agosto pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) indica que 86,2% da safra 2010/11 de milho em Mato Grosso já está nas mãos do consumidor final. Nesta última semana, a comercialização da commodity saltou de 66,3% no levantamento de julho, para os atuais 86,2%, uma evolução de 19,9 pontos percentuais no mês.

Esse ritmo acelerado de comercialização já era esperado após a definição da produção do agricultor, que mantém o interesse nos patamares atuais do milho. No ano passado, no mesmo período, o índice de comercialização foi superior, alcançando 32,6 pontos percentuais.

Ao contrário da safra passada, o produtor conseguiu diluir as vendas do cereal ao longo da safra este ano. De acordo com dados do IMEA, quando iniciou o período de colheita, no mês de junho, mais de 60% da produção já estava comercializada.

O diretor financeiro da Aprosoja e produtor de milho em Sorriso, Nelson Piccoli, destaca que isso possibilitou ao agricultor manter-se numa situação mais confortável durante a ‘boca de safra’, que é quando o volume de milho aumenta e os preços tendem a cair.

“Nos últimos anos o produtor tem se profissionalizado dentro da atividade, gerenciando melhor os seus custos e tendo mais segurança na hora da tomada de decisão de qual o melhor momento para comercializar a produção. O resultado é uma garantia de rentabilidade e redução da possibilidade de riscos por eventuais oscilações de preços”, afirma Piccoli.

O milho alcançou preços históricos em Mato Grosso na última semana. Em Canarana, região Leste do estado, a saca chegou a ser vendida a R$ 20,70. A produção do cereal no estado para a safra 2010/11 fechou em 6,9 milhões de toneladas, num total de 1,7 milhões de hectares cultivados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário